![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnxN6rpgLtlto3oXTqf3UVqyzfEHlNWROIDtlhuhh9d5ulDTmzSA8wIUKCR7OFrprmgpP6Zyhpaf3Y-az4u61mY26FXKlUiWAalhVUBEiTg51YeCK0Hb-rDVhCt7x9a-yv6CF6h_WuuLU/s320/Rudolphforweb1.jpg)
Oi gente, o post de hoje vai ser falando um pouco sobre o arquiteto da Casa Milam, Paul Rudolph.
Nascido em 1918 em Elkton, Kentucky, Rudolph graduado Instituto Politécnico do Alabama em 1940 e em 1941 iniciou estudos avançados em Harvard's Graduate School of Design. Seus estudos foram interrompidos pela Segunda Guerra Mundial e três anos de serviço na Marinha os E.U.. Depois da guerra, Rudolph retornou a Harvard, onde estudou com o renomado arquiteto Walter Gropius, que foi um dos fundadores da Bauhaus.
Após uma década de sucesso projetando residências particulares principalmente no Sul, Rudolph começou a receber as comissões de grandes projectos públicos e em 1958 foi nomeado presidente do departamento de arquitetura na Universidade de Yale. Foi aqui que ele projetou uma de suas mais famosas obras, o edifício Arte e Arquitectura, que foi concluída em 1963.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiEQKOnCZHZSZLigD9zbiq2_QcfzrDNWGfpfZ_D23y99M1EOiZrkHEp_jC5rnHgOSulEDiEgMYbO7ZNTfd1t0HAKhM5npZ1r_mS3h1-f3i42r-SYPt-JlH-9jEcRFe8zPTsWDSbrmEAGw/s320/PR1_WEB.jpg)
Rudolph deixou Yale em 1965 para abrir sua própria empresa, continuando a concepção inventiva e original edifícios tanto para os sectores público e privado. Como muitos arquitetos da época, ele acreditava que o desenho urbano poderia contribuir para a reforma social.
O trabalho de Paul apresenta um estilo muito pessoal e firme, e os seus edifícios são concebidos para excitar e desafiar os seus ocupantes. Com um estilo mais bruto [proximo post: 'brutalismo'] seu edifícios são muitas vezes feitas de concreto superfícies expostas. A textura áspera é alcançada martelando o concreto para expor o interior do edificio. Os interiores são dinâmicos, brincando com luz e sombra, drama e abstração.
Bem, eu estava pensando em mostrar mais fotos sobre os outros trabalhos de Paul que são incriveis , mas acho que o post ficaria com muitas figuras, então vou deixar o link de um site que tem todos os projetos dele por estado, lembrando que a Casa Milam é em Florida.
http://prudolph.lib.umassd.edu/projects_bystate
Considerando que o Paul Rudolph não é um arquiteto tão conhecido no Brasil, achei interessante o post falar mais sobre o arquiteto.
ResponderExcluirCreio que algo sobre a obra que vocês citaram como uma das mais importantes, o edifício da escola de artes e arquitetura da Universidade de Yale, seria muito importante para o trabalho e bom também para o blog.
Dica quente: Vilanova Artigas, arquiteto brasileiro, também projetou um edifício para importante escola de arquitetura em São Paulo. Será que é possível estabelecer aí relações? Vejam o texto do Vitruvius http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp036.asp