terça-feira, 5 de maio de 2009

Brutalismo

Oi gente, bem no post passado eu disse que ia falar um pouco sobre o brutalismo que é um pouco o estilo da Casa Milam. Achei um artigo em pdf muito interessante sobre o tema, aqui esta:


O brutalismo tenta enfrentar uma sociedade de produçãp em massa e procura extrair uma poesia bruta das forças confusas e poderosas que estão atuando

Novo Brutalismo foi o nome dado nos anos 50 (a Casa Milam foi projetada em 1959) a um movimento de reforma arquitetônica iniciado por um casal de arquitetos Alison e Peter Smithson. O termo surgiu pela primeira vez em um artigo do número de dezembro de 1953 da The Architctural Review e foi escolhido para aludir ao uso de Le Corbusier fazia do concreto bruto em edificações como a Unidade de Habitação em Marselha (1947-52)








Os Smithson adotaram o termo para descerver seu próprio trabalho, em que rejeitavam a suavização e esterilidade das últimas manifestações do modernismo do Estilo Enternacional, bem como o nostálgico requinte da arquitetura inglesa do pós-guerra, promovida pelo Estado de Bem-Estar Social. Eraseu objetivo contribuir com um desenho industrial vigoroso e claro para os projetos habitacionais e as escolas, de que a Inglaterra necessitava desesperadamente após a guerra, e para isso procuravam se comprometer mais diretamente com as necessidades reais das pessoas que ali moravam e trabalhavam.

Os Smithson, de modo seletivo, retomavam os valores dos pioneiros modernistas, tais como a visão holística do "funcionalismo" (Escola de Chicago, lembra?) de Louis Sullivan e as aspirações sociais de Walter Gropius, Le Corbusier e Ludwig Mies vander Rohe. No entanto, também estavam atentos à emergente cultura de massa que haveria de estar na base da pop art e do desing. O novo brutalismo foi uma tentativa de projetar edificações funcionais e eficazes, integradas a seu ambiente e dotadas daquela clareza sedutora e vigorosa do design industrial e da publicidade moderna.



Essa foto mostra um conjunto habitacional londrino Robin Hood Gardens, edifício construído entre 1966 e 72, projeto exemplar de Alison e Peter Smithson.

Um comentário: