sábado, 30 de maio de 2009


Eis aqui um dos desenhos de Paul Rudolph, no qual foi o ensaio para a construcao da "yale art and archicture building",com esse projeto ele foi criticado por seu estilo ja considerado como neo brutalista.E um desenho bastante interessante e q chama bastante atencao da euipe ja q e uma dos projetos de maior destaque do arquiteto

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Lippo Center


Gente, queria mostrar para vocês um edificio de Paul Rudolph, nosso arquiteto, que achamos simplesmente o máximo. Ele sai um pouco do estilo de misturar concreto com vidro e nesse edificio usa o vidro espelhado. O nome da edificação é Lippo Center, que tem 189m, fica la em Hong Konng.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Orange County Government Center

E ai pessoal, estava eu vendo um flickr com as fotos de Paul Rudolpf quando encontrei este edificio:
Orange County Government Center

O Orande County Government Center foi construído em 70 enquanto a Casa Milam foi construída em 61. É claro que as duas edificações são parecidas, vemos isso pelo simples fato das duas uma fachada bem geometrica com formas quadriculares assimetricas e a ultilizaçao de vidro com o concreto.

Casa Milam

Agora uma coisa que eu achei diferente foi o perfil funcional da fachada, enquanto o da Casa Milam parece mais um orgamento, o do Orange (etc) faz parte da construçao em si. Bom, é o que eu acho. E vocês?


terça-feira, 19 de maio de 2009

Descontraindo


Não podemos deixar de postar sobre a grande paixão de uma das integrantes do grupo pelas fachadas da Casa Millam, em específico pelos quadrados aplicados de forma assimétrica que dão plasticidade a casa.

Devemos concordar com a nossa colega... realmente é um efeito muito legal e interessante os desses "tão falados" quadrados!!!

O papel vital do concreto

O concreto em conjunto com o vidro seriam materiais de extrema importância para Paul Rudolph, assim como na Casa Milam, ele faz uso desses materiais com um intuito muito interessante...:


Ao responder porque teria escolhido uma fachada de concreto pré-fabricado para seu edifício Boston Blue Cross Blue Shield de 1957, Rudolph disse que ele preferia “edifícios que respondessem à luz e sombra àqueles edifícios que eram apenas reflexo”. Segundo ele o concreto dialogaria ativamente com o ambiente enquanto cortinas de vidro refletiriam passivamente este ambiente. A superfície texturizada:



“rompeu com a escala das paredes e esta densa textura nas paredes respondem à luz de maneiras diferentes. [Nela] a luz fratura-se em milhares formas que aumentam o sentido de profundidade. Enquanto a luz muda constantemente, as paredes tremem, desmaterializam-se, [e] tomam uma solidez adicional ... Quando a luz atinge as chapas de concreto aparente e seus acabamentos em baixo relevo, o jogo constante das sombras amaciam o impacto que a massa de concreto do edifício impunha ao seu entorno. Enquanto que, ao mesmo tempo, seus elementos prevalecem na superfície”.

Boston Blue Cross Blue Shield

Créditos: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos

sábado, 16 de maio de 2009

Adolph Loos e Paul Rudolph?

Alguem acha que entre eles há alguma conexão?
Se me perguntassem eu diria "hein? nada haver os dois".
Mas para a surpresa de todos, tem sim.


Os espaços distribuidos na Casa Milam lembra a concepção espacial de Loos, a qual passa por uma definição ao máximo dos sentimentos que cada espaço deve suscitar pela sua finalidade através de um jogo fantástico de interiores, onde a hierarquização dos diferentes espaços é dada pelas mudanças de materiais e pelas diferentes nivelações e alturas das divisões, de um jogo de volumes externos com rígidas estereotomias puras, aparentando ser caixas fechadas, com recortes puros das janelas.
Adolf Loos, 1910, A1130 Wien, St. Veit-Gasse 10, Haus Steiner


Casa Milam

A casa e seus 7 pavimentos.


A Casa Milam é uma série de plataformas, o chão “desce” para formar uma sala de conversa , depois se eleva para criar uma plataforma para o jantar. O piso do segundo andar é contínuo, mas é interrompido para permitir mais da metade da sala se estender para o teto.

Um mezanino com a vista sobre a sala de jantar acrescenta um agradável espaço, até porque o teto é mais rebaixado e cria um ambiente aconchegante perto da lareira. De acordo com Rudolph “nesta casa a pessoa se locomove de acordo com o humor”.



sexta-feira, 15 de maio de 2009

Neoplasticismo

Oi gente!!


Estamos exatamente na biblioteca da Unifor, pesquisando... e ao procurar obras que poderiamos usar como comparação, percebemos uma semelhança da Casa com o neoplasticismo das obras de Mondrian.


Achamos que o neoplasticismo influenciou algumas obras de Paul Rudolph. Vimos isto tanto na Casa Milam, como na Universidade de Massachusetts, onde encontramos traços de verticalidade e horizontalidade que são características fortes do neoplasticismo, como vimos em sala de aula.


Obra de Mondrian

Casa Milam


Universidade de Massachusetts em Darthmouth

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Paul Rudolph, Brutalismo e a Universidade de Massachusetts.

Olá gente,
Encontramos em um site mais uma obra do arquiteto Paul Rudolph, o campus da Universidade de Massachusetts em Dartmouth, considerada a maior obra dele nos Estados Unidos.
A gramática do campus de desenvolve brutalista refletida em sua grande escala e em seus edifícios contorcidos que conduzem a uma dramática experiência.
É neste ponto que vemos um pouco da relação do arquiteto com o brutalismo. O site explica...
"Brutalismo foi a resposta crítica de toda uma geração de arquitetos do pós-guerra a certas facetas do estilo internacional: a monotonia dos espaços e suas linhas estólidas e sedadas. Era, portanto, uma atitude frente ao design moderno. Uma atitude que exigia uma nova expressão que também refletisse o discurso político cultural intenso do momento. Reagindo à alienação provocada pela uniformidade, o brutalismo permitiria o diálogo do edifício moderno com o ambiente e as outras construções em seu entorno. A postura brutalista se propôs a manter o vocabulário moderno (e.g. vidros modulares, alto pé direito, poucos apoios em extensos interiores) e incorporá-lo aos mais recentes avanços técnicos. Rudolph explicaria que
Eu nunca tive uma idéia original. Eu tento entender [...] não me preocupo se as pessoas gostam ou não gostam, eu me preocupo se elas percebem as coisas e se estas coisas significam algo a estas pessoas, seja este significado algo percebido como negativo ou positivo”
E completa:
Penso que as coisas desenvolvem-se umas da outras, e crescem, e retraem, e vão além e não vão a lugar nenhum. [Porque os modernistas do estilo internacional] descobriram muitas coisas novas, eles nos deram as bases de onde partir e de onde continuar”
Durante os anos 60, a Universidade de Massachusetts em Dartmouth tornou-se um dos mais significativos exemplares da arquitetura brutalista moderna nos Estados Unidos.



Biblioteca da Universidade de Massachusetts Dartmouth, 1963. Arquiteto Paul Rudolph





Para concluir este post podemos fazer uma pequena comparação desta obra com o nosso objeto de estudo. Em um momento, no site, vemos que ele faz referências a algumas características do brutalismo, como alto pé direito, vidros modulares e pouco apoio em extensos interiores (como na foto do interior da casa Milam, encontrada no post anterior). Bem essas características, podemos ver que se encontram nas duas obras.

créditos: site http://www.vitruvius.com.br/arquitextos












segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estrutura.


A composição de uma considerável variedade espacial vertical e horizontal com a interpenetração dos espaços claramente definidos por dentro e por fora. Temos ai uma noção de organização através de estrutura com subdivisões do espaço livremente colocados. A casa Milam te sete pavimentos, isso mesmo, s-e-t-e.







Organização espacial tomou o lugar da organização estrutural. Pisos e paredes são prorrogadas em formulários elaborados para o ponto de vista, assim, a fachada é um reflexo do espaço interior. O brises-soleil também servir como mullions para o vidro, transformando a parede exterior em uma série de profundas aberturas preenchido apenas com vidro.

creditos: site archrecord.construction.com e flickr milam residence.





terça-feira, 5 de maio de 2009

Brutalismo

Oi gente, bem no post passado eu disse que ia falar um pouco sobre o brutalismo que é um pouco o estilo da Casa Milam. Achei um artigo em pdf muito interessante sobre o tema, aqui esta:


O brutalismo tenta enfrentar uma sociedade de produçãp em massa e procura extrair uma poesia bruta das forças confusas e poderosas que estão atuando

Novo Brutalismo foi o nome dado nos anos 50 (a Casa Milam foi projetada em 1959) a um movimento de reforma arquitetônica iniciado por um casal de arquitetos Alison e Peter Smithson. O termo surgiu pela primeira vez em um artigo do número de dezembro de 1953 da The Architctural Review e foi escolhido para aludir ao uso de Le Corbusier fazia do concreto bruto em edificações como a Unidade de Habitação em Marselha (1947-52)








Os Smithson adotaram o termo para descerver seu próprio trabalho, em que rejeitavam a suavização e esterilidade das últimas manifestações do modernismo do Estilo Enternacional, bem como o nostálgico requinte da arquitetura inglesa do pós-guerra, promovida pelo Estado de Bem-Estar Social. Eraseu objetivo contribuir com um desenho industrial vigoroso e claro para os projetos habitacionais e as escolas, de que a Inglaterra necessitava desesperadamente após a guerra, e para isso procuravam se comprometer mais diretamente com as necessidades reais das pessoas que ali moravam e trabalhavam.

Os Smithson, de modo seletivo, retomavam os valores dos pioneiros modernistas, tais como a visão holística do "funcionalismo" (Escola de Chicago, lembra?) de Louis Sullivan e as aspirações sociais de Walter Gropius, Le Corbusier e Ludwig Mies vander Rohe. No entanto, também estavam atentos à emergente cultura de massa que haveria de estar na base da pop art e do desing. O novo brutalismo foi uma tentativa de projetar edificações funcionais e eficazes, integradas a seu ambiente e dotadas daquela clareza sedutora e vigorosa do design industrial e da publicidade moderna.



Essa foto mostra um conjunto habitacional londrino Robin Hood Gardens, edifício construído entre 1966 e 72, projeto exemplar de Alison e Peter Smithson.

O arquiteto





Oi gente, o post de hoje vai ser falando um pouco sobre o arquiteto da Casa Milam, Paul Rudolph.

Nascido em 1918 em Elkton, Kentucky, Rudolph graduado Instituto Politécnico do Alabama em 1940 e em 1941 iniciou estudos avançados em Harvard's Graduate School of Design. Seus estudos foram interrompidos pela Segunda Guerra Mundial e três anos de serviço na Marinha os E.U.. Depois da guerra, Rudolph retornou a Harvard, onde estudou com o renomado arquiteto Walter Gropius, que foi um dos fundadores da Bauhaus.

Após uma década de sucesso projetando residências particulares principalmente no Sul, Rudolph começou a receber as comissões de grandes projectos públicos e em 1958 foi nomeado presidente do departamento de arquitetura na Universidade de Yale. Foi aqui que ele projetou uma de suas mais famosas obras, o edifício Arte e Arquitectura, que foi concluída em 1963.




Rudolph deixou Yale em 1965 para abrir sua própria empresa, continuando a concepção inventiva e original edifícios tanto para os sectores público e privado. Como muitos arquitetos da época, ele acreditava que o desenho urbano poderia contribuir para a reforma social.

O trabalho de Paul apresenta um estilo muito pessoal e firme, e os seus edifícios são concebidos para excitar e desafiar os seus ocupantes. Com um estilo mais bruto [proximo post: 'brutalismo'] seu edifícios são muitas vezes feitas de concreto superfícies expostas. A textura áspera é alcançada martelando o concreto para expor o interior do edificio. Os interiores são dinâmicos, brincando com luz e sombra, drama e abstração.

Bem, eu estava pensando em mostrar mais fotos sobre os outros trabalhos de Paul que são incriveis , mas acho que o post ficaria com muitas figuras, então vou deixar o link de um site que tem todos os projetos dele por estado, lembrando que a Casa Milam é em Florida.
http://prudolph.lib.umassd.edu/projects_bystate

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Casa Milam


Bom gente, essa ai é a Casa Milam, ela fica em Ponte Vedra, que é uma praia na Florida. A casa foi projetada em 1959-61 por Paul Rudolph, que tem um trabalho bem legal, nos proximos post agente fala mais sobre a historia dele. A casa é um modelos que apresenta linhas limpas e simples em blocos de concreto com paineis fixos de vidro, construída em sete níveis, com janelas e sombreamento foi concebido para acolher, de manhã e à tarde luz.
Nos proximos post agente vai falar mais sobre o arquitero, contexto historico e a casa em si.
créditos: site news jacksonville